quarta-feira, 11 de julho de 2012

MARATONA DO RIO EU ERREI !!!

Apesar de ter treinado pouco devido a alguns problemas de saúde , achava que estava pronto para esta Maratona , mas cometi um grande erro que foi se empolgar com a temperatura... foi muito legal o final de semana , a Maratona do Rio é algo muito legal, o clima da prova , a cidade turística , no sábado encontrei a turma BALEIAS e o jantar foi meio corrido conheci pessoalmente a Elis e seu simpático marido e sua cunhada gente boa , o Wu , Miguel , Gilmar , Joel , Walter , e outros BALEIAS que não recordei o nome deles agora... gostei do lugar comi bem e bebi pouco... visitei o Cristo (Cinquenta pilas ) e veio o domingo , e apesar do anuncio do tempo nublado , realmente mudou muito , corrida com chuva em alguns trechos , garoa fina em outros , e um vento por quase toda a prova te empurrando, perfeito para boas marcas (na minha opinião) apesar de hospedados no mesmo hotel , conversei muito pouco com o Claudio Rinaldo  encontrei ele somente no café da manhã, bem vamos a corrida , estava muito ansioso sobre o meu desempenho , o onibus de transição para a largada chegou faltando 10 minutos pra largada e não deu pra ver a galera, conversei com o Fabio Namiuti , e fomos pra corrida, tudo tranquilo e me senti leve na prova , achei que era o dia !!! 
Ai foi começando o meu erro, o tenis que optei foi maravilhoso , tinha uma boa drenagem diante da chuva e passei pelos 10 km em 43 minutos e o previsto era 50, fui pros 15 km encontrei o Colucci e ele estava ja sofrendo com bolha no pé e corri com ele uns 2 km, vi que ele se mantinha num ritmo maior que o meu e disparei , passei pelos 15 km com 01hora e 03 e continuei correndo mais num pace de 4:40 , atingi a metade da prova com 01 hora e 36, respeitei os dois trechos de subida da prova (Joá e Niemyer) mudei o pace para 5:10 , passei o km 30 em 02 horas e 23 muito abaixo do que esta previsto (07 minutos a mais) e senti necessidade de mais um gel e levei apenas 02, cheguei no km 32 caindo o ritmo e parei no km 33 até andei um pouco peguei as frutas para me alimentar mas o frio bateu e meu corpo resfriou muito rapido naquele trecho da praia de Copacabana e larguei a prova , não aceito caminhar me inscrevi pra correr e sou franzino tenho corpo pra me manter correndo e errei com o ritmo que coloquei na prova e paguei um preço alto, boa lição eu aprendi neste dia, e  é assim , fiquei muito frustado , pois a empolgação de fazer um tempo realmente bom escapou, preciso se preparar melhor com sequencias de rodagens longas para estas provas, agora descansar correr provas menores e duas boas meias ..... 

21 comentários:

  1. Parabéns pela participação e pelo aprendizado, Alessandro. Satisfação em te encontrar por lá. Que venham outros desafios e muito sucesso nas corridas. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio foi um prazer encontrá-lo na Maratona , tu é forte de alma e garra, fiquei feliz pelo teu equilibrio nas tres maratonas que encarou, eu preciso achar este equilibrio na Maratona, vou ficar de olho no seu calendário e correr outra corrida com a sua turma na sua região, alias não é aniversário de SJC em agosto ?

      Excluir
  2. Conheci seu blog através do Luiz (Curitiba) e acho oportuno lembrá-lo do seu codinome "Correndo que me entendo". Sua participação na Maratona do Rio só fez você aprender e se conhecer mais neste mundo corrida. O resultado trouxe um grande aprendizado. Tbem sou adepta do "me inscrevi para correr e não caminhar". Bola pra frente, corredor. Que venha a próxima prova.
    Um abraço,
    Helena
    @correndodebem
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena obrigado pela força , eu já corro há um certo tempo e as Maratonas ainda me causam estes deslizes , foi um pouco complicado este semestre então algumas coisas não deram certo, as Maratonas pra mim só funcionam de Julho pra frente, vou seguir seu blog tambem abraços

      Excluir
  3. Você tava bem demais!! Copacabana é o pior trecho da prova. Já dancei duas vezes ali nos anos passados. Volta pra revanche! Eu não ligo para caminhar não. O negócio é chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rio é lindo e nunca tinha quebrado ai, fiquei com extrema autoconfiança , eu evito pensar em caminhar , porque se acomodamos com essa situação, por isso prego isso , ou distribui a energia , ou acontece o que aconteceu... Parabens eu vi sua chegada medalha bonita pra caramba....

      Excluir
  4. Alessandro, temos muitas coisas em comum, mas essa é uma de nossas diferenças: não ligo se tiver que caminhar.
    Fico até p... da vida, confesso, mas caminho. Não sou nenhum super-homem, tampouco corredor profissional. Só nós sabemos do que abdicamos para fazer ou deixar de fazer treinos e mais treinos.
    Me desculpe, mas não era demérito algum você caminhar na prova. Aliás, que 'prova'? Estamos falando duma Maratona!!!!! São 42 quilômetros!!!! E mais cento e noventa e cinco metros...
    É preciso ter humildade diante da Maratona, o que significa que se necessário teremos que caminhar sim senhor! Porque ela quer nos derrubar o tempo todo, mas temos que nos esforçar.
    Acho que você se cobra demais por ter um corpo privilegiado para as corridas. Também caminhando você pode aprender, meu amigo. Até porque, pode ser que você caminhe um pouco, passe frio, mas reflita, e enquanto isso passe algum outro maluco e te dê um tapinha amigo no ombro, te puxando para voltar a correr, fazendo você tirar forças sabe-se lá de qual parte do seu cérebro que você ainda não conhece - só vai conhecer se insistir, se persistir.
    Tenha como exemplo nosso grande Vanderlei Cordeiro de Lima, que nas Olimpíadas de 2004 em Atenas teve muitos mais motivos do que você para parar, quando liderava a corrida e partia para o Ouro. Você lembra quem ganhou aquela Maratona? Nem eu. Mas lembro da persistência do Vanderlei após ser tirado da prova por aquele padre maluco.
    Enfim, Alessandro, desculpe se pareço rude - não é esse o objetivo -, mas se permita caminhar quando necessário, e talvez após alguns minutos você volte a correr, e assim é que fará jus ao nome do blog.
    Tente deixar esse espírito de competitividade consigo mesmo um pouco de lado nessas horas. Sorria da sua desgraça, xingue, fale palavrões, mas brigue com seu corpo.
    Outra coisa é se estivesse lesionado, como ocorreu em Bertioga. Daí eu tiro o chapéu para sua decisão sensata.
    Abração, com carinho e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel a casa também é sua , cada vez mais quero ser seu amigo, é sábia suas palavras, mas corremos varias distancias e fomos desenvolvendo o esforço físico e técnicas para superá-las , ai vem a Mara"tomba" pra nos dizer aqui vc tem que ser gente grande , olha aonde vc se meteu... acho que aceitar a caminhar vira um comodismo, o corpo nos obriga realmente e as vezes é temporário, mas nesse caso foi como tirar o doce da boca da criança , fiz o inverso corri com o corpo e não com a cabeça... Boa sua matéria da sua viagem na CR,legal vc ter divulgado também em matéria escrita a sua viagem.... Abraços e controle a gula !!!

      Excluir
  5. Oi oi Alessandro.

    Sua hoestidade e determinação é marcante. Seguiu os seus princípios e isso é valoroso.
    E seu depoiento mostra maturidade e aprendizado, então parabéns por isso e na próxima você consegue!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O duro que chega no outro dia vc se arrepende pra caramba de ter desistido , mas não estava mais com a cabeça na corrida eu realmente queria ir pra casa... Abraços e obrigado

      Excluir
  6. E aí Alessandro, cada maratona uma lição, eu também aprendi muito, lembro que no ônibus vc. me perguntou se eu estava bem, eu disse que sim e que estava confiante para um sub 4hrs. e sei que podia, mas não veio, fiz 4h06min., treinei muito cara, e não veio.
    Por isso eu só corro prá valer maratona, ela exige, castiga, é difícil dominá-la, ela não se rende à vc., ri do seu esforço, dos seus treinos. Eu também não gosto de andar, tenho em mente que corrida é uma coisa e caminhada é outra coisa, mas ando quando é preciso, ao tomar essa decisão sei que meu objetivo foi pro saco, então já estou triste mesmo.
    Agora vou reiniciar treinos para a maratona de Curitiba.
    Parabéns pela sua decisão, a meu ver, a mais difícil para se tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter o que me anima é que estamos entrando no segundo semestre e tudo da certo !! Treinei pouco na Maratona de SP estava pensando pra fazer 21 km e 15 dias já estava indo pra 34 km evolui , não sentia que ia quebrar ficava ja fazendo matemática do tempo na chegada e fui no meu máximo, me enganei com a temperatura , Curitiba vou tambem...

      Excluir
  7. que pena que não deu certo, Alessandro!

    na minha opinião, foi uma prova perfeita pra bater todos os recordes pessoais! até o vento, soprando forte e a favor, delícia:)
    o perigo era isso que você disse que aconteceu com você... acelerar muito no começo... fiquei com medo de forçar muito no início e acabar quebrando, então optei por ser bem conservadora, e ir num ritmo que eu sabia que conseguiria segurar... mas que deu vontade de acelerar, se deu:)

    foi um prazer te conhecer!!!
    é muito gostoso esse encontro Baleias:)
    espero te rever em outros desafios!

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis muito obrigado , como sempre muito atenciosa, há momentos que atitudes tem seu preço e paguei pela minha !!! Fiquei de recuperação kkk

      Excluir
  8. Olá Alessandro,

    Admiro sua humildade ao assumir os erros, pouca gente sabe fazer isto com dignidade e sem colocar a culpa nos outros. Mas mesmo assim, não se cobre tanto, não somos profissionais vivendo deste esporte, antes de mais nada vamos lá para fazermos bom uso da nossa saúde. O importante é que você soube avaliar seu esforço e tomar decisões, outra coisa que mostra que você é um ser humano acima da média.

    E vê se não some da próxima vez depois do café da manhã!

    Abraço e a gente se vê nas próximas (ou se esbarra aqui na ZN)!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Alessandro,
    Foi um prazer te conhecer. Pena que tudo aconteceu tão rápido naquele jantar, mas lembro de você dizendo que gosta das fotos lá no meu blog. Obrigado!
    Acho que a lição da maratona cada um tem a sua. Na próxima, tenho certeza que você vai achar o equilíbrio e chegará do jeitinho que você planejou.
    Já coloquei o seu blog na minha liste de preferidos.
    Um grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  10. Pena que não completou a prova. Mas realmente estava difícil. Fui preparado para correr num calor infernal, e me deparo com um frio que me levou ao quadro de hipotermia. Cheguei a completar a prova, mas passei mal depois.

    Confira meu relato! Adicionei seu banner em meu blog!!
    http://reviewrun.blogspot.com.br/2012/07/maratona-da-caixa-da-cidade-do-rio-de.html

    ResponderExcluir
  11. Alessandro,
    Minha terceira vez no RIO. Em 2010 eu queria muito parar, mas não tinha como ou não sabia como ir para chegada e fui caminhando. Abandonei a prova, mas me diverti. Ano passado quebrei com cãimbras no calor e esse ano as bolhas atrapalharam desde o km 8,mas quem me derrubou foram as cãimbras e o Frio. Nos três casos o único caminho que eu sabia fazer era seguir o fluxo para encontar minhas coisas e assim o fiz. Muita dor e raiva por ter faltado algo.
    Muitas vezes pensei em parar, nunca soube para onde ir e acabei chegando, mesmo que aos trancos e barrancos.
    Esse é o grande barato da maratona, ganhar ou perder dela. Você estava muito bem quando nos encontramos, mas correr no Rio com FRIO é muita sacanagem. Quero ver praia lotada.

    Abraço
    Bons treinos para a próxima
    Colucci
    @antoniocolucci
    www.webrun.com.br/colucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu lembro do suas bolhas e era muito cedo ainda !!! e eu estava bem mesmo, cada km me sentindo mais forte e mandei bala , só que elas acabaram e em Copacabana estava muito frio naquele momento eu fiquei congelado e com medo de ficar doente de novo, peguei um taxi e fui embora...

      Excluir
  12. E aí Alessandro, blz, caraca passar os 15km com 1h03, vc estava atrás de um sub 3h !!! foi forte mesmo, n tenho noção do que seja correr 42k, mas na meia eu já sinto quando puxo mais no início. Nas Cataratas (meia) passei os 5k com 21min25, depois dos 10km já começou a cair. Mas como vc, só gosto de ir p correr forte. Uma pena que n terminou a prova !!! O frio quebra a gente, tbm corri com a mao congelando. Abraços, vamos p meia agora, correr forte.

    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Alessandro, que pena que você não conseguiu completar a prova. Sei que a frustração quando isso acontece é grande, pois tive o desprazer de quebrar em Assunção no ano passado e parei no km 38. Mas, o certo agora é esquecer o que passou e focar em novos objetivos. Foi o que aconteceu comigo também no ano passado. Após a quebra em Assunção, foquei em bons treinos e fiz uma excelente Maratona de Curitiba. Espero que você tenha pensamentos positivos como eu tive e que faça bons treinos e que em sua sua próxima maratona tudo dê certo.

    Foi uma pena também não termos nos encontrado. O Cláudio Rinaldo me falou que vocês estavam no mesmo hotel, mas ele não viu você no ônibus que levaria para a largada. E no final da prova ainda fiquei um bom tempo com a galera Baleias lá no Bar Belmonte e não vi você. Mas, com certeza haverá outras oportunidades né!

    Grande abraço e tudo de bom.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir