sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cerveja pode substituir água na hidratação pós-treino?



Por Prof. Danilo Balu | 23/09/2011 - Atualizada às 07:30

A cerveja não substitui a água como hidratação
A cerveja não substitui a água como hidratação
Foto: Arte Webrun
1 

Um estudo agora publicado ganhou essa semana as manchetes nos principais portais do país. No título, sempre raso e superficial, alerta-se que cerveja hidrata igual à água após prática esportiva. A estratégia de hidratação de um atleta durante e após o exercício é super simples, mas ainda é cercada de mitos. Passamos da completa ausência de hidratação de algumas décadas atrás para a sobrevalorização dela nos anos 90 e 2000. A hiponatremia (excesso de hidratação), que é um risco baixíssimo para nós brasileiros, é o efeito-colateral dessa cultura criada de se beber água antes da sede.

Antes é necessário fazermos uma breve história pelo tempo. Ao contrário da fome, nosso corpo regula de forma excelente seu estado de hidratação. Tempos atrás surgiu a estratégia equivocada de orientar os corredores a beberem água antes da sede. Pura bobagem. Beba quando tiver sede. E só. Na conta da perda hídrica, nutricionistas, fisiologistas e médicos nunca colocaram na conta o gasto de glicogênio que carrega consigo 3g de água por 1g nem a compensação que a perda de peso trás em um esporte em que temos que carregar nosso peso.

Voltemos ao novo estudo da Universidade de Granada (Espanha). Ele por si só não tem nenhuma novidade nem prega nada de errado, mas é preciso lê-lo por completo. Jovens correram por cerca de uma hora em esteiras a 35º C e se submeteram a duas estratégias: em uma bebiam apenas água após a sessão e em outra bebiam cerveja e depois bebiam também água. Não foi uma escolha entre o que seria melhor, se a água ou a cerveja, mas sim entre beber cerveja ou não, a água estava presente nas duas!

Vale então destacar um ponto importante que é o fato dessa estratégia valer para sessões não muito longas, não para qualquer tipo de treino. Por fim, sempre escrevi aqui a importância de fornecermos carboidrato ao organismo após nossas sessões de treino e a cerveja, mesmo que não sendo a melhor alternativa, em treinos assim cumpre com essa tática.

Por fim, meu veredito. Beba água quando tenha sede, só isso. Nem mais nem menos. A cerveja após sessões não maiores que uma hora pode, sim, ser consumida com moderação, mas não como única fonte de hidratação. Atividades moderadas ou de distâncias “normais” não requerem nenhuma tática especial. Seu corpo é inteligente o suficiente para avisá-lo quando precisa beber algo sem que haja perda de desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário